segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sítios Arqueológicos
A cidade de Lima guarda evidências de sua época pré-hispânica, na qual foi território de diferentes culturas milenares. Esses povos construíram centros administrativos e cerimoniais, conhecidos como huacas (em quechua, lugar onde se venera uma divindade), para depositarem as oferendas para os seus deuses e realizarem seus rituais. Graças ao esforço de arqueólogos e cidadãos mais conscientes durante o processo de urbanização da capital, hoje é possível conferir alguns desses restos arqueológicos, localizados nos bairros residenciais e nos arredores da metrópole. Entre eles, os mais destacados e acessíveis são: o oráculo de Pachacamac e as huacas Pucllana e Huallamarca.
Pachacamac - Foi de frente para o mar que se levantou um dos mais importantes centros cerimoniais do Peru Antigo, onde chegavam peregrinos das mais diferentes partes. A construção do lugar de culto ao deus Pachacamac, o criador do mundo, foi atribuída à cultura lima, que ocupou a região da costa limenha durante os séculos 5 e 8 d.C.. Mais tarde, o centro foi ocupado por outros povos, como os incas, que adicionaram seu próprio estilo sobre as edificações encontradas. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, o complexo arqueológico exibe palácios, praças e templos cuidadosamente restaurados e um museu, onde se encontram as peças achadas durante suas escavações. Km. 31 de la Antigua, Panamericana Sur (no caminho para as praias ao sul de Lima), tel. (51 1) 430-0168. Diariamente, das 9h às 17h. Paga-se para entrar. pachacamac.perucultural.org.pe/
Huaca Pucllana - Localizada no turístico bairro de Miraflores, o lugar foi o principal centro administrativo da cultura lima. No templo levantado à base de pequenos tijolos de barro se distinguem duas zonas: uma piramidal, de 23 metros de altura, utilizada para cultos e sacrifícios, e a área urbana, onde se encontram praças, rampas, pátios e recintos que serviam para armazenar produtos de consumo. Desde os anos 80, funciona no lugar um museu com uma interessante coleção de cerâmicas, tecidos e artefatos de pedra e madeira, além de mostras de espécies vegetais e animais da região na época. Existe também um restaurante que oferece os pratos típicos da culinária peruana e serve como uma grande desculpa para desfrutar da bonita vista do lugar.
Para beber, peça a chicha morada, um suco de milho preto que costumava ser derramada na terra, logo ali em frente, para celebrar a mãe terra (Pachamama).
Gral. Borgoño, quadra 8, s/nº, Miraflores (altura da quadra 45 da avenida Arequipa), tel. (51 1) 445-8695. Diariamente (exceto terças), das 9h às 16h30. Paga-se para entrar. pucllana.perucultural.org.pe/
Huaca Huallamarca - No centro do moderno bairro de San Isidro está localizado o pequeno e importante complexo arqueológico. Tudo indica que o lugar foi um centro cerimonial da época pré-inca, usado somente por uma elite sacerdotal. Conhecida também como Pan de Azúcar, a pirâmide de tijolos feitos a mão conta com uma impressionante rampa de acesso. As tumbas da huaca Huallamarca compreendem um período que vai do século 3 ao 15, revelando como os costumes funerários foram se transformando ao longo do tempo. Rua Nicolas de Rivera, 201, San Isidro (intersecção das avenidas El Rosario e Nicolás de Rivera), tel: (51 1) 222-4124. De ter. a dom., das 9h às 17h. Paga-se para entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário